quarta-feira, 18 de junho de 2008

Amor exigente

"Amar é querer a plena realização do ser querido. O amor verdadeiro é ambicioso. O amor verdadeiro é exigente. Ser exigente de uma exigência de amor é favorecer num coração o crescimento da generosidade.

O teu Amor sem exigência me diminui
a tua exigência sem amor me revolta;
o teu amor exigente me engrandece.”
(Henri Caffarel)

O Amor é tanto, é muito, é tudo...
até exigência pois se a antítese do Amor é a própria indiferença...
Amar é querer mais, mais dentro, mais verdadeiro, mais a fundo,... mesmo que isso signifique tocar em feridas que pensávamos estarem saradas, mesmo que isso implique encarar aquilo que não gostamos tanto em nós... tudo para que o Amor continue a ser TANTO!
Este Amor não é perfeito e é difícil e chega a doer, mas é mesmo ele que nos faz ser e ver melhor, ultrapassar e viver o que sozinhos não conseguimos... Porque amar implica sempre outro.

Amar também é aceitar... aceitar quem somos hoje MAS também que amanhã podemos ser mais! Ser mais para nós e para os outros.
Por isso amar é querer sempre mais, de mim e dos outros e assim não podemos amar sem exigência...
... ... mais do que ontem e menos do que amanhã!...

Exigência sem amor causa revolta porque é vazio, falso, sem bem maior, efémero, estéril, sem caminho...
E podemos também aceitar sem exigir... mas assim não criamos laços, não trazemos riqueza à convivência que por si só é tão fácil e traiçoeiramente sem problemas... aqui também não pode haver Amor verdadeiro, porque não há crescimento mutuo, há uma simples aceitação... e aqui falta o empenho, cresce a insatisfação e separa duas direcções de vida cada uma fechada em si própria...

Todos nós precisamos de alguém que nos ame como somos agora, hoje, mas para que este Amor aumente de dia para dia de segundo em segundo não podemos baixar os braços e resumir-mo-nos a isto, ao que temos nos basta... é preciso amar mesmo com todos os defeitos mas querendo sempre mais, vivendo do desejo que o outro (como nós próprios) seja genuinamente FELIZ e não desista dessa vontade sempre maior e por isso continue exigente.

"Não me peçam para ser menos exigente. É o mesmo que pedirem para não amar."

Então este Amor exigente faz-nos crescer e Ser melhores e mais completos na nossa essência, na nossa existência... Ninguém disse que era fácil... mas vale a pena NÃO DESISTIR!

"Porque juntos somos mais..."

1 comentário:

clay disse...

«Creio que o mais egoísta dos homens é aquele que recusa dar aos outros a sua fragilidade e as suas limitações. Quem recusa aos outros a sua pequenez, comete um dos mais infelizes gestos de prepotência.

E porque aí se rejeita, aos outros não poderá dar senão o sofrimento da perda. Querendo-se sem falha, será o mais incompleto dos seres.

A tua pequenez é enorme. Nada te pode vencer. Não recuses nenhum dos teus limites, só eles dizem a grandeza do que tens. Aprender quanto a beleza é frágil, e como o seu único sentido é empenhar-se na salvação dos homens e do mundo. »