terça-feira, 20 de maio de 2008

Profeta Gentileza


(...)Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

Marisa Monte


“Gentileza prega o amor fraterno e propõe às pessoas que dêem atenção umas às outras, o que faz bem à saúde’’
Marisa Monte


[Como Marisa, outros milhares de passageiros de carros e ônibus que chegam ao Rio por umas das principais artérias que conduzem ao centro da cidade tiveram a visão do homem conhecido por Profeta Gentileza, que dava as boas vindas a todos, dizendo: “Meus filhos, não usem problemas, usem gentileza”.

Hoje, após a morte do profeta que distribuía flores, oferecia ajuda e pregava a gentileza, o Rio ainda guarda a mensagem que ele deixou gravada sobre 55 pilastras do Viaduto do Caju e aponta, através da manifestação de artistas e intelectuais, para a atualidade de sua mensagem.

TEMPO DE GENTILEZA “Ele tinha uma concepção do circo como parábola do mundo e surgiu propondo um novo paradigma de civilização”, diz o teólogo Leonardo Boff, que cita o Profeta no livro Saber Cuidar e foi o coordenador da tese de mestrado em Filosofia de Leonardo Guelman, Univvverrsso Gentileza. “Reconheci em Gentileza um grande tema filosófico”, diz Boff. “Hoje vivemos um modelo civilizatório altamente destrutivo e somos obrigados a pensar uma alternativa. Neste contexto emerge Gentileza, que captou o núcleo da crise da cultura brasileira e surgiu com a chave de resgate: ter gentileza.”

Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".]

1 comentário:

papasdecarolo disse...

se a loucura é amar, e dar-se aos outros, sem ter medos de estender amão ao descinhecido, e dar o ombro a quem precisa, então amo a loucura, e as pessoas que a carregam sem ter medos.
AMORAMIZADECARINHOBOASPALVRAS
SOLMUITOSOL
OBRIGADOSPELASLAGRIMAS